TCE-RJ vê rombo milionário nas contas de 2024 e suspeita que prefeito Wladimir Garotinho tenha burlado a Lei de Responsabilidade Fiscal em Campos

CAMPOS DOS GOYTACAZES — O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) identificou irregularidade grave nas contas de governo de 2024 da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, sob responsabilidade do prefeito Wladimir Garotinho. A análise técnica apontou o descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que proíbe a criação de despesas nos últimos oito meses de mandato sem recursos financeiros disponíveis para quitá-las.

A decisão monocrática foi assinada pelo conselheiro-substituto Marcelo Verdini Maia e determinou a notificação imediata do prefeito. Ele terá 10 dias improrrogáveis para apresentar defesa ou manifestação escrita sobre os apontamentos do tribunal. Após esse prazo, não será aceita qualquer complementação nos autos.

Ministério Público de Contas, representado pelo procurador-geral Vittorio Provenza, também se manifestou de forma contrária, reforçando o entendimento da área técnica pela emissão de parecer prévio desfavorável à aprovação das contas de 2024.

Caso as justificativas não sejam consideradas suficientes, o relatório final do TCE-RJ deve recomendar à Câmara Municipal a rejeição das contas do prefeito, decisão que pode trazer consequências políticas e eleitorais para Wladimir Garotinho.

O processo segue em análise no tribunal, que deve consolidar o parecer prévio nos próximos meses, antes do julgamento pelo plenário da Corte de Contas e posterior envio à Câmara de Vereadores.

O prefeito Wladimir Garotinho ainda não se manifestou publicamente sobre a decisão do TCE-RJ e as possíveis repercussões para sua administração.