Não será desta vez que o Brasil receberá novamente os Jogos Pan-Americanos. Em votação realizada nesta sexta-feira (10) pela Panan Sports, em Santiago, no Chile, a candidatura conjunta Rio-Niterói perdeu para Assunção, no Paraguai, que sediará pela primeira vez o Pan, em 2031.A disputa foi muito apertada, com a cidade paraguaia vencendo por 28 votos a 24. Eram necessários pelo menos 27, de um total de 53, para a confirmação.Como Assunção venceu disputaA cidade paraguaia contou com
Não será desta vez que o Brasil receberá novamente os Jogos Pan-Americanos. Em votação realizada nesta sexta-feira (10) pela Panan Sports, em Santiago, no Chile, a candidatura conjunta Rio-Niterói perdeu para Assunção, no Paraguai, que sediará pela primeira vez o Pan, em 2031.
A disputa foi muito apertada, com a cidade paraguaia vencendo por 28 votos a 24. Eram necessários pelo menos 27, de um total de 53, para a confirmação.
Como Assunção venceu disputa
A cidade paraguaia contou com a política e a experiência com os Jogos Pan-Americanos Júnior, neste ano, como principais trunfos. Além disso, fez uma apresentação que apostou na emoção, ao citar o ineditismo e a importância para o esporte do Paraguai de receber o evento.
Também citou o processo de construção de arenas esportivas, como um estádio de atletismo e um outro espaço com capacidade para 10 mil pessoas no parque olímpico da cidade.
“Dos 41 países membros da Panam Sports, apenas 12 tiveram oportunidade de ser sede de Jogos Pan-Americanos. Fazer um país com uma população menor passa uma mensagem muito importante, que o esporte une e abre caminhos”, afirmou o presidente do Comitê Olímpico do Paraguai e vice da Panam, Camilo Pérez.
Já Rio-Niterói contava principalmente com a ampla experiência com grandes eventos e a estrutura praticamente pronta, fruto do legado da Olimpíada de 2016 e do Pan de 2007, ambos no Rio.
“Espero que sejam grandes Jogos para os atletas que vão estar lá em Assunção”, disse a ginasta Rebeca Andrade, que fez parte da comitiva brasileira.
Como foi a apresentação de Rio-Niterói
Com a participação de Rebeca Andrade e ex-atletas medalhistas olímpicos, como Emanuel Rego, e pan-americanos, como Thiago Pereira, a apresentação da candidatura brasileira exaltou a experiência das cidades em receber muitas competições esportivas, além da expertise carioca em grandes eventos com multidões.
Houve também o reforço de ter toda a estrutura de arenas já prontas e a promessa de apenas 18 minutos de trajeto entre a Vila Pan-Americana e os locais das provas. A apresentação também contou com um vídeo gravado pelo presidente Lula pedindo os votos para as cidades. Os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves, assim como seus vices Eduardo Cavalierie e Isabel Swan também discursaram.