Reestruturação da emergência marca melhoria histórica em hospital

 “Quem passa por ali vê por fora, mas ainda não viu como está por dentro. Vai ser inaugurada uma nova etapa na história do nosso gigante Ferreira Machado, para salvar ainda mais vidas do que já salva hoje”. A manifestação é do prefeito de Campos dos Goytacazes (RJ), Wladimir Garotinho, ao confirmar a inauguração da nova emergência e politrauma do hospital, dia três de novembro.“Uma nova emergência, um novo pronto socorro, novo setor de politrauma, nova recepção mais ampla e… 

“Quem passa por ali vê por fora, mas ainda não viu como está por dentro. Vai ser inaugurada uma nova etapa na história do nosso gigante Ferreira Machado, para salvar ainda mais vidas do que já salva hoje”. A manifestação é do prefeito de Campos dos Goytacazes (RJ), Wladimir Garotinho, ao confirmar a inauguração da nova emergência e politrauma do hospital, dia três de novembro.
“Uma nova emergência, um novo pronto socorro, novo setor de politrauma, nova recepção mais ampla e humanizada; tantas novas conquistas que fazem todo esforço valer a pena”, ratifica Wladimir comemorando: “Faremos história mais uma vez e marcaremos o início de um novo tempo. Os desafios para gerir o maior hospital do interior do estado são gigantes”.
O prefeito lamenta que, ainda assim, existem pessoas tentando denegrir o trabalho sério e árduo realizado por tantos profissionais dedicados: “Mas essa gente passará e a história segue seu rumo, prevalecendo o interesse público e o reconhecimento da população”. A solenidade de inauguração está prevista para as 18h, no pátio do hospital.
A modernização do Hospital Ferreira Machado (HFM) é compromisso de campanha de Wladimir. São obras no estacionamento, com iluminação noturna, demarcação de vagas e bate-rodas; nova recepção – capacidade para 80 pessoas, banheiros acessíveis e climatização central; reestruturação da Clínica Cirúrgica – enfermarias reformadas, incluindo novos aparelhos de ar-condicionado.
Referência em atendimento de emergência por traumas nas regiões norte e noroeste do estado do Rio de Janeiro, são registrados no HFM, mensalmente, cerca de seis mil atendimentos. Ao todo, 1.700 funcionários atuam na unidade, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e demais profissionais.
GRANDE SALTO – O valor estimado do projeto é R$ 15.543.599,79 e faz parte do processo de restruturação das unidades hospitalares do município. Desde o início do primeiro governo Wladimir, o Ferreiras recebe investimentos. A nova emergência é avaliada como um grande salto na qualidade, com adequação às normas vigentes da Vigilância Sanitária.
De acordo com resumo da Secretaria de Saúde, em 2022, o governo municipal, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), adquiriu aparelhos de raio-x, tomógrafo, lâmpada de fenda, além de torres de vídeoendoscopia, 150 novas camas e 110 novas poltronas para acompanhantes de pacientes para o HFM. Ainda: um aparelho de ultrassom móvel destinado ao Centro de Terapia Intensivo (CTI).
“A unidade recebeu novos aparelhos microscópicos, instrumentos usados em laboratórios, para visualizar objetos de tamanho reduzido; o setor de radiologia foi modernizado com um novo sistema de digitalizador”. Implantou novo modelo de atendimento, fluxo de internação e regulação de pacientes que resultou nos corredores do hospital vazios.
MUITAS MELHORIAS – Vários outros investimentos são apontados, inclusive em quando o hospital recebeu novos ventiladores pulmonares possibilitando uma melhor assistência ao paciente que precisa de ajuda na respiração: “Além de novas cancelas eletrônicas que possibilitaram mais segurança a pedestres, motoristas e funcionários”.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, acrescenta que estão relacionados também oito novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), devido ao aumento de casos de pneumonia e bronquiolite em crianças do município e a superlotação dos leitos de UTI-Pediátrica nas redes pública e privada.
“Reconhecemos que ainda há muito o que fazer; mas, inegavelmente, o governo Wladimir melhorou de forma significativa a saúde pública de Campos”, ressalta o secretário enfatizando: “No Ferreira Machado, Hospital Geral de Guarus e São José, além das Unidades Básicas, há mais qualidade e dignidade nos atendimentos. Avançamos bastante”.