Procon Rio das Ostras Se Qualifica para Combate a Falsificação de Destilados Após Reunião Estadual

 O Procon de Rio das Ostras deu um passo importante no enfrentamento à falsificação e adulteração de bebidas destiladas. O fiscal Luiz Fernandes participou, no último dia 3 de outubro, da Sexta Reunião do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, realizada no Hotel Sheraton, no Rio de Janeiro, onde recebeu qualificação técnica para atuar na identificação e combate a produtos ilegais.Com a capacitação, o órgão municipal passa a ter melhores condições de fiscalizar e punir… 

O Procon de Rio das Ostras deu um passo importante no enfrentamento à falsificação e adulteração de bebidas destiladas. O fiscal Luiz Fernandes participou, no último dia 3 de outubro, da Sexta Reunião do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, realizada no Hotel Sheraton, no Rio de Janeiro, onde recebeu qualificação técnica para atuar na identificação e combate a produtos ilegais.
Com a capacitação, o órgão municipal passa a ter melhores condições de fiscalizar e punir estabelecimentos que comercializam bebidas falsificadas — uma preocupação crescente diante dos recentes casos de intoxicação por metanol registrados em outros estados.
Combate à ilegalidade em foco: O encontro estadual teve como tema central o combate à falsificação e pirataria de bebidas. A reunião contou com a presença do Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, além de representantes da Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE) e do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP).
Entre os destaques do evento estiveram:
•Lançamento de uma cartilha inédita, orientando os consumidores sobre como identificar sinais de adulteração em bebidas;
•Assinatura de um protocolo de cooperação técnica com a ABRABE, criando a Agenda Antipirataria de Bebidas no Estado do Rio de Janeiro;
•Reflexões sobre saúde pública, diante dos riscos trazidos pelo consumo de produtos clandestinos.
Rio das Ostras pronta para agir: Após a qualificação, o Procon de Rio das Ostras planeja ampliar o treinamento de sua equipe, inclusive com formações online, para garantir uma atuação cada vez mais técnica e eficiente. O objetivo é claro: proteger o consumidor e preservar vidas, retirando de circulação produtos adulterados que representam grave ameaça à saúde.