Petrobras anuncia redução de 14% no preço do gás natural

 Boa notícia para o bolso dos brasileiros! A Petrobras anunciou uma redução média de 14% nos preços de venda do gás natural para as distribuidoras, a partir de 1º de agosto. Essa diminuição será aplicada nos contratos firmados entre a companhia e as distribuidoras de gás natural, trazendo um alívio para diversos setores e consumidores.Essa atualização trimestral dos contratos, que acompanha as oscilações do petróleo Brent e a taxa de câmbio, reflete uma queda de 11% no preço… 

Boa notícia para o bolso dos brasileiros! A Petrobras anunciou uma redução média de 14% nos preços de venda do gás natural para as distribuidoras, a partir de 1º de agosto. Essa diminuição será aplicada nos contratos firmados entre a companhia e as distribuidoras de gás natural, trazendo um alívio para diversos setores e consumidores.

Essa atualização trimestral dos contratos, que acompanha as oscilações do petróleo Brent e a taxa de câmbio, reflete uma queda de 11% no preço do petróleo Brent e uma apreciação de 3,2% do real frente ao dólar no último trimestre. Uma combinação de fatores que, felizmente, se traduz em preços mais acessíveis para nós.

Impacto nos consumidores e setores

Ainda segundo a Petrobras, as variações nos preços podem variar dependendo dos produtos contratados com cada distribuidora. A implementação de mecanismos como “prêmios por performance e de incentivo à demanda”, criados em 2024, pode ampliar ainda mais essa redução. Desde dezembro de 2022, o preço médio da molécula já acumula uma queda de 32%, e, considerando a aplicação integral dos prêmios, essa redução poderia ultrapassar os 33%.

É importante lembrar que o preço final pago pelo consumidor também leva em conta outros fatores, como os custos de transporte, o portfólio de suprimento da concessionária e as margens comerciais. No caso do Gás Natural Veicular (GNV), entram também os custos dos postos de revenda.

No Rio de Janeiro, a Naturgy já comunicou que os novos preços entram em vigor em 1º de agosto e beneficiarão cerca de 1 milhão de clientes nos segmentos residencial, comercial, industrial e de GNV. A empresa atribui essa queda à redução no custo de aquisição do gás natural fornecido pela Petrobras. Para os consumidores da região metropolitana atendidos pela Ceg, a queda será de 1,39% para o segmento residencial, 1,45% para o comercial, 3,73% para os postos de GNV e 3,47% para as indústrias. Já os clientes do interior, atendidos pela Ceg Rio, terão reduções ainda mais significativas.

A maior parte da produção de petróleo e gás natural no Brasil é proveniente dos reservatórios da camada pré-sal
A maior parte da produção de petróleo e gás natural no Brasil é proveniente dos reservatórios da camada pré-sal | Foto: Divulgação/ Petrobras

O Rio de Janeiro se destaca no uso de GNV, com cerca de 1,7 milhão de veículos leves convertidos e mais de 700 postos de abastecimento. Quem utiliza o combustível no estado economiza cerca de 50% em comparação com o etanol e a gasolina, além de ter direito a um desconto de 62,5% no IPVA. Um carro popular percorre cerca de 14 quilômetros com 1 m³ de GNV, 7 quilômetros com 1 litro de etanol e 10 quilômetros com 1 litro de gasolina. E, para completar, o GNV emite cerca de 25% menos dióxido de carbono do que a gasolina e o diesel, contribuindo para um meio ambiente mais limpo.

Para facilitar a vida dos consumidores, a Naturgy oferece um “Simulador de Economia” em seu site e um aplicativo para celular, o “Simulador GNV”, que ajuda a localizar postos de abastecimento e fornece orientações sobre o uso seguro do combustível.