Olimpíada de Matemática movimenta escolas com a participação de mais de mil alunos da rede municipal

 Mais de mil alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Quissamã participaram, nesta terça-feira (03), da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A prova, que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar novos talentos, foi aplicada em quatro unidades de ensino: Escola Municipal Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida (Santa Catarina), Délfica de Carvalho Wagner (Barra do Furado), Professora Nelita… 

Mais de mil alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Quissamã participaram, nesta terça-feira (03), da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A prova, que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar novos talentos, foi aplicada em quatro unidades de ensino: Escola Municipal Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida (Santa Catarina), Délfica de Carvalho Wagner (Barra do Furado), Professora Nelita Barcellos dos Santos (Morro Alto) e Ciep Municipalizado 465 – Dr. Amílcar Pereira da Silva (Caxias).

Os estudantes tiveram duas horas e meia para resolver 20 questões objetivas. Em todo o país, mais de 18,6 milhões de alunos realizaram a prova. A segunda fase da competição está agendada para o mês de outubro.

O secretário de Educação, José Henrique Abreu, destacou a importância da participação dos alunos. “A OBMEP é uma excelente oportunidade para nossos estudantes desenvolverem o raciocínio lógico e o interesse pela matemática. É gratificante ver o engajamento e a dedicação de cada um deles nesta primeira fase da olimpíada”, afirmou.

A OBMEP é um projeto nacional realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Criada em 2005, a iniciativa tem como objetivos estimular e promover o estudo da matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas, além de incentivar o aperfeiçoamento dos professores e promover a inclusão social.