A partir de hoje, 1º de maio de 2025, o Pix está com uma novidade que promete dar mais segurança aos usuários: o “botão de contestação”. Essa ferramenta, que faz parte do Mecanismo Especial de Devolução (MED), pode ser acionada diretamente no aplicativo do seu banco em casos de fraude, golpe ou até mesmo quando você se sentir coagido a fazer um pagamento.De acordo com o Banco Central, a ideia é tornar mais fácil para nós, usuários, contestar uma transação feita via Pix. E o…
A partir de hoje, 1º de maio de 2025, o Pix está com uma novidade que promete dar mais segurança aos usuários: o “botão de contestação”. Essa ferramenta, que faz parte do Mecanismo Especial de Devolução (MED), pode ser acionada diretamente no aplicativo do seu banco em casos de fraude, golpe ou até mesmo quando você se sentir coagido a fazer um pagamento.
De acordo com o Banco Central, a ideia é tornar mais fácil para nós, usuários, contestar uma transação feita via Pix. E o melhor? Tudo será feito de forma digital, sem precisar falar com nenhum atendente. O BC acredita que isso vai acelerar o bloqueio do dinheiro na conta dos criminosos, permitindo que as vítimas recuperem o valor perdido mais rapidamente.
Como funciona na prática?
Depois que você fizer a contestação, o banco tem até sete dias para analisar a transação e, se tudo estiver correto, a devolução deve ser feita em até 11 dias.
“Ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam. Valores parciais podem ser bloqueados também” – explica Breno Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do Banco Central.
Lobo ainda ressalta que, após o bloqueio, os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Se confirmarem que realmente se trata de um golpe, o dinheiro é devolvido diretamente para a conta da vítima em até 11 dias após a contestação.
Atenção!
É importante lembrar que o “botão de contestação” não serve para casos de arrependimento ou erro ao enviar um Pix, como digitar a chave errada. Ele é exclusivo para situações de fraude, golpe ou coerção.
