O navio-sonda Norbe IX, da Foresea, empresa líder no setor de perfuração offshore no Brasil, está ancorado na cidade de Angra dos Reis (RJ) para uma manutenção programada. A embarcação permanecerá no estaleiro por aproximadamente 60 dias. Após a conclusão dos trabalhos, o próximo contrato da Norbe IX será para operar na Bacia de Santos, nos campos de Sépia e Itapu. Nesses campos, a Petrobras é majoritária e tem parceiros como Shell, TotalEnergies, Galp, Petronas e PPSA. Durante…
O navio-sonda Norbe IX, da Foresea, empresa líder no setor de perfuração offshore no Brasil, está ancorado na cidade de Angra dos Reis (RJ) para uma manutenção programada. A embarcação permanecerá no estaleiro por aproximadamente 60 dias. Após a conclusão dos trabalhos, o próximo contrato da Norbe IX será para operar na Bacia de Santos, nos campos de Sépia e Itapu. Nesses campos, a Petrobras é majoritária e tem parceiros como Shell, TotalEnergies, Galp, Petronas e PPSA.
Durante o período de parada em Angra dos Reis, estão previstos serviços de manutenção em todos os equipamentos de perfuração, thrusters, motogeradores, BOP (blowout preventer, conjunto de válvulas de segurança), além de upgrade do sistema de detecção de fogo e gás, renovação do certificado de classe da DNV (Det Norske Veritas), substituição de tubulações, pintura e outras atividades para garantir a integridade.
A Norbe IX, primeiro navio-sonda a realizar uma operação de perfuração automatizada nas Américas e uma das sondas mais modernas do mundo, contará com mais de 500 profissionais da Foresea e terceiros dedicados a essas atividades. É um esforço integrado que envolve diferentes áreas técnicas e operacionais, o que evidencia o compromisso da Foresea com sustentabilidade, excelência operacional, planejamento rigoroso e gestão segura de seus ativos, comenta Renato Costa, diretor de Operações da Foresea.
Clique aqui e assista ao vídeo sobre a primeira fase de Automação da Norbe IX.
