Lula vs. Tarcísio: popularidade de Lula cai e Tarcísio ganha força para 2026

 A briga política no Brasil está pegando fogo! Em agosto, a popularidade do presidente Lula deu uma balançada, e parece que aquele fôlego todo que ele ganhou depois da treta com Donald Trump foi só fogo de palha. De acordo com a pesquisa LatAm Pulse, feita pela AtlasIntel e divulgada nesta quinta-feira (27), a aprovação de Lula deu uma caída para 48%, dois pontinhos a menos do que em julho. E a desaprovação? Ah, essa subiu um ponto, chegando a 51%.Especialistas de plantão já… 

A briga política no Brasil está pegando fogo! Em agosto, a popularidade do presidente Lula deu uma balançada, e parece que aquele fôlego todo que ele ganhou depois da treta com Donald Trump foi só fogo de palha. De acordo com a pesquisa LatAm Pulse, feita pela AtlasIntel e divulgada nesta quinta-feira (27), a aprovação de Lula deu uma caída para 48%, dois pontinhos a menos do que em julho. E a desaprovação? Ah, essa subiu um ponto, chegando a 51%.

Especialistas de plantão já esperavam que esse “efeito Trump” não durasse muito, mas o resultado mostra que Lula precisa urgentemente de uma nova estratégia para as eleições de 2026. A pesquisa ainda aponta que, num possível segundo turno, Lula perderia para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que está com 48,4% contra 46,6% do atual presidente.

Tarcisio de Freitas (Foto: Bloomberg)

A Ascensão de Tarcísio e o Xadrez Eleitoral

Contra Bolsonaro, que está inelegível, Lula empata, ambos com 48,3%. Já contra Michelle Bolsonaro, Lula venceria por pouco: 48,8% contra 47,9%. Essa ligeira vantagem de Tarcísio já está agradando os investidores, que o veem como uma opção mais tranquila para o mercado.

Tarcísio tem dito por aí que não quer saber de Presidência e que pretende se reeleger em São Paulo. Mas seus aliados dizem que ele não deve entrar nessa briga sem o apoio de Bolsonaro, que ainda insiste em ser candidato, mesmo com a inelegibilidade. A família Bolsonaro, inclusive, já está de olho em toda essa especulação em torno de Tarcísio.

O deputado Eduardo Bolsonaro, que está morando nos EUA, já soltou nas redes sociais que “qualquer decisão política será tomada por nós”. A pesquisa da AtlasIntel entrevistou 6.238 pessoas em todo o Brasil, entre os dias 20 e 25 de agosto. A margem de erro é de 1 ponto percentual, com um nível de confiança de 95%.

O cenário político está se desenhando de forma interessante para as próximas eleições, com Tarcísio ganhando força e investidores de olho em suas movimentações. Resta saber como Lula irá reagir e quais serão suas próximas jogadas para tentar reconquistar a confiança do eleitorado.