A ciência e a criatividade vão tomar conta do Iserj neste fim de semana. Nos dias 13 e 14 de dezembro, a XIX Fecti – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – abre suas portas para a exposição dos projetos finalistas desenvolvidos por alunos das redes pública e privada do Rio de Janeiro. O evento é organizado anualmente pela Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a entrada é gratuita.A Fecti chega a mais uma edição consolidada como o…
A ciência e a criatividade vão tomar conta do Iserj neste fim de semana. Nos dias 13 e 14 de dezembro, a XIX Fecti – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – abre suas portas para a exposição dos projetos finalistas desenvolvidos por alunos das redes pública e privada do Rio de Janeiro. O evento é organizado anualmente pela Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a entrada é gratuita.
A Fecti chega a mais uma edição consolidada como o maior evento estudantil de ciência e tecnologia do estado. Este ano, mais de 600 alunos e 278 professores inscreveram 246 projetos. Cento e sessenta e cinco trabalhos foram selecionados e 149 se tornaram finalistas e disputam os prêmios da feira.
A premiação será realizada no domingo (14/12), com entrega de medalhas e destaques como o tradicional Prêmio Meninas na Ciência.
— A feira aproxima os estudantes da pesquisa, da criatividade e da inovação. Ver o trabalho desses jovens é um estímulo poderoso e reforça nosso compromisso com a ciência e a educação como instrumentos de transformação — destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes.
A programação acontece das 9h às 17h, na sede do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj/Faetec), na Praça da Bandeira.
Oficinas, estandes e programação especial
Durante os dois dias, a Fecti também oferecerá oficinas de formação continuada para professores. O público poderá conhecer de perto ações e programas da Faperj, da Faetec e da própria Cecierj, que estarão com estandes no local apresentando iniciativas de fomento à ciência, inovação e educação.
— A Fecti incentiva a cultura científica e promove o desenvolvimento de projetos de pesquisa em escolas de todas as regiões do estado. É uma celebração da educação e da criatividade dos nossos jovens — afirmou a coordenadora-geral do projeto, professora Vera Cascon.
Premiações e categorias
Além das medalhas e troféus, também será feita indicações para feiras nacionais. Nesta edição, dez estudantes receberão bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq, e três professores orientadores serão contemplados com bolsas de curta duração, também do CNPq.
Os projetos concorrem nas categorias:
- Ciências no Ensino Fundamental II – 6º. e 7º. anos
- Ciências no Ensino Fundamental II – 8º. e 9º. anos
- Ciências Biológicas & da Saúde
- Ciências Exatas e da Terra
- Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar (Arte e Ciência, Ciência e Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência)
Mostra virtual
O público também poderá visitar a Mostra Fecti Virtual, disponível a partir de 13 de dezembro no site: https://fecti.cecierj.edu.br/mostra.
A votação nos projetos favoritos segue até 29 de dezembro, com medalhas para os dois mais votados em cada uma das seis categorias.
Programação XIX FECTI 2025
13/12, sábado
- das 7h às 8h – Credenciamento dos expositores.
- das 9h às 10h – Abertura Oficial da XIX FECTI, Pátio do ISERJ
- das 10h às 17h – Exposição dos projetos pelos estudantes, nos corredores do térreo, pátio e Ginásio Esportivo.
- das 14h às 15h30 – Oficina para docentes, sala do 2º andar
Oficina do Recursos Educacionais Digitais /APEI:
Dia 14/12, domingo
- das 10h às 15h – Exposição dos projetos pelos estudantes, nos corredores do térreo, pátio e Ginásio Esportivo.
- das 10h30 às 12h – Oficinas para docentes, salas do 2º. Andar
Oficinas da Praça da Ciência Itinerante/VPC:
- Encerramento e Premiação: 16h às 17h30 – Pátio do ISERJ
Oficinas de formação continuada de professores, oferecidas pela equipe da Fundação CECIERJ
Os docentes poderão se inscrever, no mesmo local do credenciamento, nas oficinas oferecidas no sábado e no domingo.
Sábado, dia 13/12, das 14h às 15h30: oficina oferecida pelo setor Recursos Educacionais Digitais /APEI:
RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS – RED
Ministrada por: Vittorio Lo Bianco e Mário Lima
A oficina abordará um conjunto específico de ferramentas tecnológicas, focando em diferentes aspectos do ensino online. A proposta é garantir que os docentes desenvolvam habilidades essenciais para potencializar suas práticas pedagógicas, tornando a educação mais dinâmica, acessível e alinhada às novas demandas tecnológicas.
Público: Professores do Fundamental II e/ou Médio.
Nº de participantes da oficina: 25 professores
Domingo, dia 14/12, das 10h30 às 12h, oficinas oferecidas pela Praça da Ciência Itinerante/VPC:
POLINIZAÇÃO: COEVOLUÇÃO INSETO – PLANTA
Ministrada pela prof.ª. Eloá Aragão
Esta oficina tem como objetivo criar um modelo didático de flor que possibilite a compreensão da polinização. As plantas podem ser divididas em 04 grandes grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Destes, as angiospermas são as que chamam mais atenção devido as suas flores vistosas. Através desse modelo didático será possível promover letramento científico discutindo a importância da interação entre angiospermas e os insetos ao longo dos anos.
Público: Professores do Fundamental II e/ou Médio.
Nº de participantes da oficina: 25 professore
FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS ABORDANDO TEMAS DE QUÍMICA E FÍSICA
Ministrada pelos profs. Gabriela Rocha e Diego Nicodemos.
Esta oficina tem como objetivo construir ferramentas experimentais para utilizar nas aulas do ensino fundamental II, principalmente para o 9° ano. Pois aborda assuntos relacionados às temáticas de Química e Física que são comumente ministradas nas aulas de Ciências. Dentre as teorias envolvidas nesta oficina temos: grandezas físicas, propriedades da matéria, leis de newton, tabela periódica, entre outros.
Público: Professores do Fundamental II e/ou Médio.
Nº de participantes da oficina: 25 professores
