A política no Ceará pegou fogo após declarações bombásticas de Ciro Gomes (PDT) contra figurões do PT no estado. Durante um evento de aniversário do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, na sexta-feira, 15 de agosto de 2025, Ciro não poupou críticas e fez acusações graves.Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, Ciro insinuou que a prefeita de Crateús, Janaína Farias (PT), estaria envolvida em um esquema de exploração sexual. Além disso, ele mirou no ministro da…
A política no Ceará pegou fogo após declarações bombásticas de Ciro Gomes (PDT) contra figurões do PT no estado. Durante um evento de aniversário do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, na sexta-feira, 15 de agosto de 2025, Ciro não poupou críticas e fez acusações graves.
Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, Ciro insinuou que a prefeita de Crateús, Janaína Farias (PT), estaria envolvida em um esquema de exploração sexual. Além disso, ele mirou no ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e em José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, acusando-os de participação no mesmo esquema. A coisa esquentou de vez quando Ciro se referiu indiretamente a Guimarães como “o senhor da cueca”, alegando que ele estaria loteando as delegacias de educação e aspirando ao Senado pelo Ceará.
“Também, pudera, a pessoa que recrutava moças pobres, de boa aparência, para fazer o serviço sexual sujo do seu Camilo Santana virou senadora do Ceará” – disparou Ciro.
“Agora é prefeita num município do Ceará. E isso é um desafio para o qual os meus queridos amigos estão me chamando para encarar. É para eu encarar? Eu vou encarar” – concluiu.
Reações
Janaína Farias, que já foi suplente de Camilo Santana no Senado e assessora especial do ex-governador, não deixou barato e rebateu as acusações, dizendo ter sido “atacada covardemente”. Ela classificou Ciro como alguém que tem o costume de “agredir moralmente as pessoas, principalmente as mulheres”, chamando-o de “misógino”.
A prefeita fez questão de defender sua trajetória no Executivo estadual e seu trabalho no Ministério da Educação. Afirmou que, nos 17 anos em que trabalhou com Santana, sempre viu “um homem de coração enorme, que sempre cuidou bem do povo e que só pensa em ajudar”.
Até o momento, Camilo Santana não se manifestou sobre as declarações de Ciro Gomes. O futuro político de Ciro permanece incerto, mas ele já declarou a jornalistas que está pronto para “qualquer desafio” na oposição, sem confirmar se pretende se candidatar a algum cargo no próximo ano.
Rumores sobre o futuro político de Ciro
Em maio, Ciro esteve na Assembleia Legislativa do Ceará com deputados do PL e União Brasil, onde admitiu a possibilidade de disputar novamente o governo estadual e manifestou apoio a Roberto Cláudio para o Palácio da Abolição. Ele também anunciou apoio ao deputado Alcides Fernandes (PL) para o Senado.
Nos bastidores do PDT, comenta-se que a saída de Ciro do partido é quase certa, com convites do União Brasil e do PSDB. O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) defende a entrada de Ciro nos tucanos, mas enfrenta resistência dentro do partido, já que o Podemos no Ceará é liderado por Bismarck Maia.
Internamente, aliados de Ciro no PDT têm sido criticados, com parte da liderança defendendo a permanência do grupo, principalmente após o partido ter apoiado Ciro na briga com Cid Gomes (PDT-CE) no final de 2023. O afastamento entre os irmãos ocorreu após divergências sobre alianças com o PT: Cid optou por se juntar à base do governo federal, enquanto Ciro manteve uma postura de oposição tanto no estado quanto no país.