Careca do INSS Cogita Delação Premiada Envolvendo Filho de Lula

 O caso do Careca do INSS, Antônio Carlos Camilo Antunes, tomou um novo rumo neste sábado, 14, com a notícia de que ele estaria considerando fazer uma delação premiada. Antunes, que é o principal alvo das investigações sobre a fraude bilionária nos benefícios do INSS, pode vir a público detalhar suas relações com Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula. As informações são do portal Metrópoles.Desde 12 de setembro de 2025 preso, Antunes estaria pesando a… 

O caso do Careca do INSS, Antônio Carlos Camilo Antunes, tomou um novo rumo neste sábado, 14, com a notícia de que ele estaria considerando fazer uma delação premiada. Antunes, que é o principal alvo das investigações sobre a fraude bilionária nos benefícios do INSS, pode vir a público detalhar suas relações com Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula. As informações são do portal Metrópoles.

Desde 12 de setembro de 2025 preso, Antunes estaria pesando a possibilidade de colaborar com as investigações após seus familiares se tornarem alvos também. Entre eles, Romeu Carvalho Antunes, filho do Careca, já está detido desde dezembro, acusado de ser um dos principais parceiros do pai no esquema.

A CPMI do INSS também está de olho em Tânia Carvalho dos Santos, esposa de Antunes, cujo depoimento ainda não foi agendado.

Detalhes da possível delação

Fontes próximas ao caso revelaram que Antunes estaria disposto a detalhar suas relações comerciais com Lulinha, que incluem atividades de lobby nos setores de educação e saúde, além das já conhecidas fraudes no INSS.

Lulinha, que atualmente reside em Madri, Espanha, teria sido contratado por Antunes para prestar serviços à World Cannabis, empresa do ramo de cannabis medicinal com atuação nos Estados Unidos, Portugal e Brasil. Sua colaboração teria se dado nas articulações políticas do projeto.

Um colaborador da Polícia Federal (PF) revelou que Lulinha teria recebido R$ 25 milhões e uma mesada de R$ 300 mil de Antunes.

O projeto da World Cannabis visava a produção de medicamentos à base de cannabis para fornecimento ao SUS, chegando a elaborar o “Projeto Amazônia”, apresentado ao Ministério da Saúde. Antunes e Lulinha teriam viajado juntos para Portugal, com as despesas pagas pelo operador.

Lulinha
Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Reprodução/Redes sociais

Além do núcleo familiar e de Lulinha, a delação de Antunes pode atingir figuras importantes no Congresso Nacional. A Polícia Federal também investiga autoridades com foro privilegiado, como Weverton (PDT-MA), vice-líder do governo no Senado.

Até o momento, Lulinha não se manifestou sobre as acusações. Lula, por sua vez, afirmou ter conversado com o filho sobre o assunto.

Eu chamei meu filho aqui, e falo isso para todo mundo. Olhei no olho do meu filho e falei: ‘Você sabe a verdade, só você sabe a verdade. Se você tiver alguma coisa, você vai pagar o preço de ter alguma coisa. Se você não tiver, se defenda’” – afirmou Lula ao UOL.

Lula também declarou ter apoiado a criação da CPMI do INSS, mas não comentou sobre a atuação de aliados do governo para limitar as investigações que envolvem seu filho. Na comissão, Lulinha tem sido frequentemente blindado.

No STF, o caso está sob a relatoria do ministro André Mendonça. Qualquer acordo de delação precisaria ser homologado por ele, após a aceitação do Ministério Público. A Procuradoria-Geral da República já rejeitou uma delação semelhante feita por Roberto Leme da Silva, o Beto Louco, investigado na Operação Carbono Oculto.

Apesar das informações divulgadas, a defesa de Antônio Carlos Antunes nega a intenção de delatar.