Botafogo perde invencibilidade em casa no Brasileirão

 O Botafogo perdeu pela primeira vez como mandante no Brasileirão. Apático, o Alvinegro cometeu muitos erros, não se encontrou em campo e foi derrotado pelo Cruzeiro por 2 a 0, neste domingo (3), no Nilton Santos, pela 18ª rodada do Brasileirão. Christian e Matheus Pereira marcaram os gols do jogo.Com a derrota, o Botafogo permanece com 26 pontos, na sétima colocação. O Alvinegro volta a campo na próxima quarta-feira (6), às 19h (de Brasília), em Bragança Paulista, pelo jogo de volta 

O Botafogo perdeu pela primeira vez como mandante no Brasileirão. Apático, o Alvinegro cometeu muitos erros, não se encontrou em campo e foi derrotado pelo Cruzeiro por 2 a 0, neste domingo (3), no Nilton Santos, pela 18ª rodada do Brasileirão. Christian e Matheus Pereira marcaram os gols do jogo.
Com a derrota, o Botafogo permanece com 26 pontos, na sétima colocação. O Alvinegro volta a campo na próxima quarta-feira (6), às 19h (de Brasília), em Bragança Paulista, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Na ida, empate por 2 a 2, no Nilton Santos.

Botafogo é dominado e se complica em casa

Mesmo jogando em casa e diante de um adversário sem vencer há três jogos, o Botafogo não conseguiu se impor. O Alvinegro teve o controle da posse de bola, mas errou muitos passes e não conseguiu criar muitas chances. Ao todo, foram apenas três — e nenhuma foi na direção do goleiro Cássio.
Já o Cruzeiro, por sua vez, mostrou muita organização para neutralizar as ações do Botafogo e explorou bem os espaços. A Raposa foi mais perigosa, criou as melhores chances e abriu o placar aos 22 minutos, com Christian, que aproveitou falha do goleiro John.
Na reta final do primeiro tempo, o Botafogo comandava mais as ações. O Cruzeiro já não marcava tão alto, mas fechava bem os espaços. Mesmo assim, aos 31 minutos, Artur caiu na área após dividida com Romero, e o árbitro marcou pênalti. Porém, mudou a decisão após revisar o lance no VAR.
Após o pênalti anulado, o Botafogo seguiu pressionando em busca do empate, mas cedeu espaços. Após escanteio, a defesa do Cruzeiro afastou e a bola sobrou para Kaio Jorge. O atacante passou por Barboza e avançou quase o campo todo sozinho. Ele foi até a linha de fundo e cruzou para Matheus Pereira ampliar.

O Botafogo manteve a pegada dos minutos finais do primeiro tempo no início da segunda etapa. Diferente dos primeiros 45 minutos, o Alvinegro conseguiu transformar o volume em oportunidades, mas pecou na pontaria. Cássio fez uma grande defesa em cabeçada de Barboza e, depois, Savarino tirou tinta da trave.
O jogo ficou morno após os 25 minutos. O Cruzeiro conseguiu equilibrar as ações, e as mudanças surtiram efeito. Porém, o time mineiro só administrou o resultado, sem levar perigo ao goleiro John, para somar mais três pontos no Brasileirão.

Botafogo 0 x 2 Cruzeiro

Brasileirão – 18ª rodada
Data: 03/08/2025
Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Botafogo: John; Vitinho, Kaio (David Ricardo), Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Marlon Freitas, Allan (Newton), Artur (Joaquín Correa), Savarino e Montoro; Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti
Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Víllalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian (Matheus Henrique), Matheus Pereira (Eduardo) e Wanderson (Marquinhos); Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Gols: Christian, aos 20′ do 1ºT (0-1); Matheus Pereira, aos 40′ do 1ºT (0-2)
Cartões amarelos: Alexander Barboza, Allan, Joaquín Correa (BOT); Kaiki Bruno, Christian (CRU)