Botafogo bate o Grêmio e garante vaga na Libertadores de 2026

 Apesar de um leve susto na reta final, o Botafogo teve bom desempenho e venceu o Grêmio por 3 a 2, neste sábado (22), no Nilton Santos, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O triunfo garantiu o Glorioso ao menos nas preliminares da Libertadores de 2026. O sonho pela classificação direta à fase de grupos continua. Cuiabano, Artur e Marçal balançaram a rede pelo Alvinegro. André Henrique e Carlos Vinícius foram os responsáveis pelos gols do Tricolor Gaúcho. Com o resultado, o… 

Apesar de um leve susto na reta final, o Botafogo teve bom desempenho e venceu o Grêmio por 3 a 2, neste sábado (22), no Nilton Santos, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O triunfo garantiu o Glorioso ao menos nas preliminares da Libertadores de 2026. O sonho pela classificação direta à fase de grupos continua. Cuiabano, Artur e Marçal balançaram a rede pelo Alvinegro. André Henrique e Carlos Vinícius foram os responsáveis pelos gols do Tricolor Gaúcho.

Com o resultado, o time de Davide Ancelotti passou a somar 58 pontos e permaneceu na quinta posição na tabela. O próximo compromisso será contra o Corinthians, domingo (30), às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena, pela 36ª rodada da competição nacional.

O jogo

Após um início relativamente lento, o Botafogo aumentou o ritmo e se impôs na etapa inicial. Logo na primeira chegada, Savarino recebeu na área, limpou a marcação e carimbou o travessão. Artur ficou com a sobra e bateu para defesa de Volpi, que viu Cuiabano aproveitar o rebote e abrir o placar, aos 14.

Quatro minutos depois, Danilo puxou contra-ataque rápido e tocou para Artur. Em velocidade, o camisa 7 teve calma, driblou o defensor e chapou no canto direito para ampliar a vantagem. A notícia ruim veio na sequência: Danilo sentiu um problema na perna esquerda e precisou ser substituído por Newton.

Mas o Glorioso não se abalou e seguiu em cima do Grêmio, apático. Savarino teve boa chance cara a cara, mas mandou na rede pelo lado de fora. A melhor oportunidade do Tricolor Gaúcho veio na reta final, quando André Henrique finalizou nas mãos de Léo Linck.

Na volta do intervalo, o Grêmio mudou de postura e conseguiu diminuir. Com três minutos, Pavón cruzou na segunda trave e André Henrique marcou, em cochilo do setor defensivo do Botafogo. Então, Davide Ancelotti colocou Arthur Cabral e Jordan Barrera nos lugares de Kadir e Joaquín Correa, respectivamente.
Em seguida, foi o Tricolor Gaúcho quem assustou. Cuéllar chutou de longe para Léo Linck voar e espalmar. O Alvinegro respondeu com Marlon Freitas, que obrigou Volpi a trabalhar. Aos 16, o volante deu belo lançamento para Artur. Ele dominou, limpou a marcação e tocou para Savarino. O venezuelano entraria cara a cara, mas foi derrubado por Marcos Rocha. O árbitro, sem hesitar, apontou pênalti. No entanto, o VAR chamou para revisão e ele voltou atrás.
Arthur Cabral quase fez de cabeça, mas errou a meta por pouco. Depois, Cuiabano foi no fundo e cruzou rasteiro, mas a zaga da equipe gaúcha cortou antes de Artur completar para dentro. Foi o último ato do atacante, que saiu para dar espaço a Marçal. Montoro também foi chamado para o lugar de Savarino.
Inspirado, Cuiabano protagonizou linda arrancada e, cara a cara, parou em Volpi. No escanteio, David Ricardo escorou de volta para a área e Marçal fez o terceiro, aos 37. O Glorioso ainda levou um susto nos últimos minutos: Pavón cruzou rasteiro e Carlos Vinícius colocou fogo no jogo até o fim. Mas nada feito: vitória do Botafogo por 3 a 2.

Botafogo 3×2 Grêmio

Data e hora: 22/11/2025, às 19h30
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Gols: Cuiabano, aos 14 min/1ºT (1-0); Artur, aos 18 min/1ºT (2-0); André Henrique, aos 3 min/2ºT (2-1); Marçal, aos 37 min/2ºT (3-1); Carlos Vinícius, aos 44 min/2ºT (3-2).
Cartões amarelos: Vitinho (BOT); Noriega, Dodi, Marlon e Gustavo Martins (GRE).
Cartões vermelhos: –
BOTAFOGO (Técnico: Davide Ancelotti)
Léo Linck; Vitinho, Alexander Barboza, David Ricardo e Cuiabano; Danilo (Newton) e Marlon Freitas; Artur (Marçal), Savarino (Montoro) e Joaquín Correa (Jordan Barrera); Kadir (Arthur Cabral).
GRÊMIO (Técnico: Mano Menezes)
Tiago Volpi; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Noriega (Viery) e Marlon; Dodi, Cuéllar e Edenílson (Aravena); Lucas Esteves (Cristaldo), Alysson (Pavón) e André Henrique (Carlos Vinícius).