O fim de semana chegou com um aviso importante: preparem seus guarda-chuvas e tomem cuidado! O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) soou o alarme, emitindo um alerta vermelho de grande perigo para chuvas intensas em 123 municípios de três estados do Sudeste. A situação exige atenção máxima, principalmente neste sábado, 7, e domingo, 8 de fevereiro de 2026.A previsão é de volumes de chuva que podem ultrapassar 60 milímetros em apenas uma hora, ou até 100 milímetros ao longo do
O fim de semana chegou com um aviso importante: preparem seus guarda-chuvas e tomem cuidado! O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) soou o alarme, emitindo um alerta vermelho de grande perigo para chuvas intensas em 123 municípios de três estados do Sudeste. A situação exige atenção máxima, principalmente neste sábado, 7, e domingo, 8 de fevereiro de 2026.
A previsão é de volumes de chuva que podem ultrapassar 60 milímetros em apenas uma hora, ou até 100 milímetros ao longo do dia. As áreas mais críticas incluem o Vale do Paraíba paulista, o Sul e Sudoeste de Minas Gerais, a Zona da Mata, o Sul Fluminense e as regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. Moradores destas áreas, fiquem atentos!
As autoridades alertam para o risco elevado de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamento de rios e, infelizmente, interrupções no fornecimento de energia. É crucial que todos evitem áreas de risco e monitorem qualquer alteração nas encostas. Em caso de emergência, não hesitem em acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Municípios em Alerta:
São Paulo: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Caçapava, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guararema, Guaratinguetá, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Joanópolis, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Piracaia.
Minas Gerais: Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Bocaina de Minas, Bom Repouso, Borda da Mata, Brazópolis, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Cambuí, Carmo de Minas, Carvalhos, Conceição das Pedras, Conceição dos Ouros, Consolação, Córrego do Bom Jesus, Cristina, Delfim Moreira, Dom Viçoso, Estiva, Extrema, Gonçalves, Inconfidentes, Itajubá, Itamonte, Itanhandu, Itapeva, Liberdade, Maria da Fé, Marmelópolis, Munhoz, Natércia, Olímpio Noronha, Paraisópolis, Passa Quatro, Passa Vinte, Pedralva.
Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Itatiaia, Japeri, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Paracambi, Paraty, Pinheiral, Piraí.
Diante deste cenário, a recomendação é clara: segurança em primeiro lugar. Desliguem aparelhos elétricos e busquem abrigo seguro. A prioridade agora é proteger a si mesmos e suas famílias.
