Acidentes com motos: aprovado PL após tragédias no trânsito

 A Câmara de Macaé aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Lei (PL) 181/2025, de Liomar Queiroz (Agir), instituindo no calendário municipal uma semana de conscientização sobre acidentes provocados por motocicletas. A proposta foi votada após recentes casos, com a morte de um menino de sete anos, no Lagomar, e de um casal, no Centro, envolvendo esse tipo de veículo.“Todo os dias acontecem em nossas ruas, com frequência graves. Por isso, peço apoio aos colegas para aprovarmos a… 

A Câmara de Macaé aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Lei (PL) 181/2025, de Liomar Queiroz (Agir), instituindo no calendário municipal uma semana de conscientização sobre acidentes provocados por motocicletas. A proposta foi votada após recentes casos, com a morte de um menino de sete anos, no Lagomar, e de um casal, no Centro, envolvendo esse tipo de veículo.

“Todo os dias acontecem em nossas ruas, com frequência graves. Por isso, peço apoio aos colegas para aprovarmos a Semana de Prevenção a Acidentes com Motociclistas”, defendeu a vereadora. O Dia Nacional do Motociclista, 27 de julho, definirá o período da campanha.

O presidente Alan Mansur (Cidadania) apoiou. “Precisamos de políticas públicas específicas para motos”. O parlamentar contou já ter presenciado um jovem empinar o veículo e bater num ônibus que havia diminuído a velocidade por causa de um quebra-molas. “Temos também que ligar os radares da Linha Azul, que parece até ter virado pista de corrida”.

Ele referiu-se a iniciar a cobrança de multas nas infrações registradas pelos aparelhos já em funcionamento. “Vamos conversar com o prefeito e o secretário de Mobilidade Urbana a esse respeito”. De acordo com o presidente da Câmara, Welberth Rezende (Cidadania) já planeja realizar as cobranças. “A arrecadação não iria para a prefeitura, mas para entidades, como o Sentrinho”, concluiu Alan.

Rond Macaé (PSDB) disse que já buscou a implantação de redutores de velocidade ou quebra-molas na Avenida dos Bandeirantes, no Lagomar, onde o menino foi atropelado. “No entanto, existe uma legislação que impede. O corpo técnico das secretarias deveria preparar um projeto para resolver esse problema”.

Inteligência Artificial

Ricardo Salgado (MDB) obteve a aprovação de um PL que estabelece padrões técnicos e éticos para o uso da Inteligência Artificial (IA) na administração municipal: “A IA já faz parte da realidade de todos e queremos utilizá-la para otimizar o serviço público, com marco regulatório que inclua supervisão humana”.

Frente parlamentar pela memória de Macaé

Um grupo de vereadores que trabalhem em prol de garantir a integridade e acesso aos registros históricos do município. Foi esse o tema do requerimento de Leandra Lopes (PT), aprovado na mesma sessão. “Estamos propondo a Frente Parlamentar Memórias de Macaé. Não podemos olhar para o futuro se não sabemos de onde viemos”, argumentou.

Leandra citou o exemplo do grande arquivo com exemplares impressos e digitalizados do jornal O Debate. Segundo ela, o material, doado ao Legislativo, precisa ser preservado e disponibilizado para a população.