O desfile da Acadêmicos de Niterói no Carnaval 2026, que homenageou o presidente Lula, gerou intensos debates e reações apaixonadas. A escola, que já havia conquistado o campeonato da Série Ouro em 2025 com o enredo “Vixe Maria”, celebrando as festas juninas brasileiras, apostou este ano em um tema biográfico, narrando a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva, do operariado à presidência.No último domingo, 15 de fevereiro, a apresentação na Marquês de Sapucaí dividiu opiniões.
O desfile da Acadêmicos de Niterói no Carnaval 2026, que homenageou o presidente Lula, gerou intensos debates e reações apaixonadas. A escola, que já havia conquistado o campeonato da Série Ouro em 2025 com o enredo “Vixe Maria”, celebrando as festas juninas brasileiras, apostou este ano em um tema biográfico, narrando a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva, do operariado à presidência.
No último domingo, 15 de fevereiro, a apresentação na Marquês de Sapucaí dividiu opiniões. Enquanto muitos exaltaram a homenagem como um reconhecimento ao líder político amado pelas classes populares, outros criticaram o que consideraram uma exaltação indevida com recursos públicos.
Repercussão nas Redes Sociais
Nas redes sociais, a discussão ganhou tons ainda mais acalorados. Um internauta defendeu a homenagem, argumentando que:
“Essa homenagem ao Lula não é propaganda eleitoral nem abuso de poder. É prestígio, é influência. Bolsonaro não tem isso e não teria uma homenagem desse tipo, nem quando concorreu com o Lula sendo presidente. Ele não tem o mesmo prestígio“, comparou o usuário.
Outro comentou:
“Amado pelo povo pobre e trabalhador, Lula da Silva foi celebrado pela Acadêmicos de Niterói na Sapucaí, neste domingo (15), no Carnaval 2026. A Acadêmicos de Niterói exaltou Lula da Silva o operário que virou presidente“.
Reação Política
A polêmica também chegou ao cenário político. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho de Bolsonaro, não poupou críticas ao desfile:
“O dinheiro do suor do povo trabalhador brasileiro, que deveria ser devolvido à sociedade em forma de serviços públicos de qualidade, está sendo torrado num desfile de carnaval na cara de todos os brasileiros. É um crime o que está acontecendo“, criticou Flávio.
No último carro da escola, a alegoria Vale uma nação, Vale um Grande Enredo, reuniu artistas que manifestaram apoio ao político, com a participação de Fafá de Belém, Julia Lemmertz, Paulo Betti, Chico Dias, Denise Fraga, Bete Mendes, Dadá Coelho, Antônio Pitanga, Paulo Vieira, Dira Paes e Juliana Didone, entre outros.
