Picada de escorpião ou cobra: veja onde encontrar atendimento soroterápico em SP Levou uma picada de escorpião, cobra ou aranha? O primeiro passo é procurar atendimento médico o mais rápido possível, e para facilitar essa busca, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) disponibiliza um mapa interativo online (https://nies.saude.sp.gov.br/ses/publico/soro) com a localização dos 242 Pontos Estratégicos de Soro Antiveneno (PESAs) distribuídos pelo estado. A ferramenta…
Picada de escorpião ou cobra: veja onde encontrar atendimento soroterápico em SP
Levou uma picada de escorpião, cobra ou aranha? O primeiro passo é procurar atendimento médico o mais rápido possível, e para facilitar essa busca, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) disponibiliza um mapa interativo online (https://nies.saude.sp.gov.br/ses/publico/soro) com a localização dos 242 Pontos Estratégicos de Soro Antiveneno (PESAs) distribuídos pelo estado.
A ferramenta permite identificar a unidade de referência mais próxima, com endereço e informações de contato. A orientação é especialmente importante no período quente e chuvoso — entre outubro e março —, quando esse tipo de acidente é mais frequente.
A rapidez no atendimento pode ser decisiva. No caso de crianças de até 10 anos, por exemplo, o tratamento precisa ser iniciado em até 1h30 após a picada. Todos os PESAs funcionam como serviços de urgência 24 horas do SUS, contam com médicos capacitados para administrar a soroterapia e possuem câmaras refrigeradas exclusivas para armazenamento dos soros.
Se possível, a recomendação é levar o animal ou uma foto dele ao hospital. A identificação da espécie ajuda a equipe médica a avaliar a gravidade do caso e definir o tratamento adequado.
jpg’ alt=’Media Content’ />
