O SBT anunciou o fim do programa “Luccas Toon”, que deixará a grade de programação em janeiro de 2026. A emissora também não renovará o contrato de licenciamento com Luccas Neto, produtor de conteúdo infantil e irmão de Felipe Neto. A decisão, segundo fontes internas, foi tomada devido aos altos custos de produção do programa e ao retorno insatisfatório em termos de audiência e faturamento.A atração, que ocupava as manhãs de sábado, será substituída pelo “Sábado Animado”,…
O SBT anunciou o fim do programa “Luccas Toon”, que deixará a grade de programação em janeiro de 2026. A emissora também não renovará o contrato de licenciamento com Luccas Neto, produtor de conteúdo infantil e irmão de Felipe Neto. A decisão, segundo fontes internas, foi tomada devido aos altos custos de produção do programa e ao retorno insatisfatório em termos de audiência e faturamento.
A atração, que ocupava as manhãs de sábado, será substituída pelo “Sábado Animado”, sob o comando de Silvia Abravanel, que terá seu tempo de exibição ampliado. A mudança ocorre após várias tentativas de revitalizar o programa de Luccas Neto, incluindo a alteração do horário para as 6h da manhã em março de 2025, sem sucesso.
Reestruturação na grade
O cancelamento do “Luccas Toon” é mais um capítulo na reestruturação promovida por Daniela Beyruti, diretora de programação do SBT. Das nove novas atrações lançadas em 2024, apenas três permanecem na grade: o diário “SBT Podnight” e os semanais “Sabadou com Virginia” e “Eita Lucas!”. Outros formatos foram retirados do ar em menos de dois anos, refletindo a busca por programas que conquistem a audiência.
Desde sua estreia em março de 2024, o programa de Luccas Neto não conseguiu atingir as metas estabelecidas pela emissora, registrando em diversas ocasiões menos de 1 ponto no Ibope na Grande São Paulo. Apesar do sucesso do influenciador no YouTube, com mais de 40 milhões de inscritos, o engajamento não se traduziu em audiência na TV aberta.
A experiência de Luccas Neto no SBT demonstra os desafios enfrentados pelas emissoras em adaptar conteúdos de sucesso na internet para a televisão. Enquanto alguns influenciadores, como Virginia Fonseca e Lucas Guedes, obtiveram sucesso com o programa “Sabadou com Virginia”, outros não conseguiram replicar o mesmo desempenho.
Além de “Luccas Toon”, outras produções lançadas por Daniela Beyruti foram canceladas, como “Chega Mais”, “Tá na Hora”, “SBT Agro”, “Circo do Tirú” e “É Tudo Nosso!”. A emissora segue atenta às tendências do mercado e em busca de formatos que atraiam a atenção do público e garantam bons índices de audiência.
