O líder do governo no Senado, Randolfe Rodrigues (PT/AP), informou nesta quinta-feira, 9, que o presidente Lula da Silva já iniciou as discussões para escolher o substituto de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão de Barroso de antecipar sua aposentadoria foi comunicada tanto a Lula quanto ao novo presidente da Corte, Edson Fachin.Segundo Randolfe, a definição do novo ministro será rápida, pois o presidente busca alguém que esteja “à altura de Barroso”,…
O líder do governo no Senado, Randolfe Rodrigues (PT/AP), informou nesta quinta-feira, 9, que o presidente Lula da Silva já iniciou as discussões para escolher o substituto de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão de Barroso de antecipar sua aposentadoria foi comunicada tanto a Lula quanto ao novo presidente da Corte, Edson Fachin.
Segundo Randolfe, a definição do novo ministro será rápida, pois o presidente busca alguém que esteja “à altura de Barroso”, elogiando o ministro por seu “amor ao Brasil e zelo pela Justiça“.
Os Favoritos nos Bastidores
Ao comentar sobre as especulações, Randolfe mencionou dois nomes que ganham força nos bastidores: o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o advogado-geral da União, Jorge Messias. Em tom de descontração, o senador brincou que “Pacheco é mais alto”, referindo-se à estatura física do parlamentar, mas reconheceu que ambos têm as qualificações necessárias para o cargo.
Nos bastidores do Planalto, comenta-se que Jorge Messias é o nome preferido de Lula, devido ao seu trabalho na Advocacia-Geral da União. Outro nome que está sendo considerado é o de Maria Elizabeth Rocha, presidente do Superior Tribunal Militar (STM). A possível indicação de Elizabeth pode estar ligada a uma estratégia do governo de atribuir ao ex-presidente Jair Bolsonaro eventuais crimes militares.