A sexta-feira (26) foi marcada por mais uma visita ao histórico Solar de Monte Elísio, com o projeto Walking Tour, promovido pela Secretaria de Turismo. A atividade, que vem ganhando cada vez mais espaço entre moradores, estudantes e visitantes, reuniu dezenas de participantes para um mergulho na história local, passando por curiosidades e descobertas.Esse é um dos roteiros mais pedidos junto com o Forte Marechal Hermes e a Igreja de SantAnna. O Solar, que atualmente abriga o Colégio…
A sexta-feira (26) foi marcada por mais uma visita ao histórico Solar de Monte Elísio, com o projeto Walking Tour, promovido pela Secretaria de Turismo. A atividade, que vem ganhando cada vez mais espaço entre moradores, estudantes e visitantes, reuniu dezenas de participantes para um mergulho na história local, passando por curiosidades e descobertas.
Esse é um dos roteiros mais pedidos junto com o Forte Marechal Hermes e a Igreja de SantAnna. O Solar, que atualmente abriga o Colégio Castelo foi onde o Visconde de Araújo morou com esposa, a Viscondessa Luiza Leopoldina de Araújo – razão que deu origem ao nome do bairro. Tudo isso é uma soma de curiosidades. As pessoas vêem esse patrimônio e querem conhecer a história por trás, então, isso acaba atraindo muita gente, analisa Paloma Rosa, responsável pelo Walking Tour.
A visita não atrai apenas turistas ou apaixonados por história. Moradores da própria cidade, como Djane Barbosa, que participou do passeio ao lado do seu filho, Théo, de 12 anos. A gente, às vezes, viaja, vai a museus e a cidade mesmo a gente não conhece. Então, é uma oportunidade que o projeto proporciona, contou ela informando que estudou na instituição e que há 30 anos não retornava ao local.
Usuários do CAPS AD Porto também integraram o grupo. Para Talles Gomes, psicólogo da unidade, participar da visita faz parte de uma ação de integração social e fortalecimento do sentimento de pertencimento. Eu tenho buscado inserir os usuários nesses roteiros turísticos promovidos pela Secretaria de Turismo para que eles explorem o território, conheçam um pouco da história e também se integrem. É uma experiência de troca, de descoberta. Muitos dizem: Nossa, eu só via de fora ou nem sabia que existia. Isso reforça a importância de se sentir parte da própria cidade, destacou.
O grupo foi recebido pela diretora do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, a Irmã Carmelita Agrizzi, que apresentou particularidades da construção que passou a ser feita em 1852 e levou 14 anos para ser concluída. A condução do passeio contou com a participação de Lucas Pessanha, 13 anos, estudante do próprio colégio. Desde pequeno me interesso por história. Comecei a pesquisar, a ler livros e, hoje, minha vida é isso: história. Para mim, saber o que nos trouxe até aqui é essencial. Tudo ao nosso redor tem um passado, afirmou o estudante.
A próxima edição do Walking Tour no Solar de Monte Elísio acontece na sexta-feira, 3 de outubro, a partir das 9h. A participação é gratuita e aberta ao público. Interessados podem se inscrever pelo e-mail macaewt@gmail.com.
