A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou nesta quarta-feira (17), no auditório da Prefeitura, a Etapa Municipal do II Prêmio Magda Soares e o Seminário de Boas Práticas 2025, destacando o talento e a dedicação dos professores. Os projetos que representarão o município na etapa regional, em 6 de outubro, em Campos, são: O Fenômeno Colorido: a Magia do Arco-Íris, do professor Marcelo Negreiros (E.M. Nelita Barcelos dos Santos), na categoria Alfabetização, e Do…
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou nesta quarta-feira (17), no auditório da Prefeitura, a Etapa Municipal do II Prêmio Magda Soares e o Seminário de Boas Práticas 2025, destacando o talento e a dedicação dos professores. Os projetos que representarão o município na etapa regional, em 6 de outubro, em Campos, são: O Fenômeno Colorido: a Magia do Arco-Íris, do professor Marcelo Negreiros (E.M. Nelita Barcelos dos Santos), na categoria Alfabetização, e Do Conto ao Reconto: a Fluência com Encanto, do professor Geovani Rodrigues Rosa (E.M. Ignácio Hugo de Souza), na categoria Recomposição de Aprendizagem.
A mesa de autoridades contou com a presença do prefeito Marcelo Batista, do secretário de Educação José Henrique Abreu, da subsecretária de Educação Emanuelle Pessanha, do vereador Ailson Barreto, da coordenadora de Gestão Pedagógica Verônica Carvalho e da articuladora municipal do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA), Adelaine Chagas.
Vocês (professores) trazem para este evento o que realizam todos os dias em sala de aula. Ver a dedicação dos nossos professores é um grande orgulho. Vocês são os verdadeiros protagonistas dessa transformação, afirmou o prefeito.
O secretário José Henrique Abreu destacou o impacto direto dos projetos na vida dos alunos. A qualidade dos trabalhos apresentados demonstra o compromisso de nossos educadores em buscar novas metodologias para que cada criança tenha a oportunidade de aprender e se desenvolver plenamente, disse.
Já Adelaine Chagas salientou o alinhamento do evento com as metas nacionais de educação. Os projetos aqui apresentados são exemplos de como a inovação e o empenho de cada professor fazem a diferença para que possamos alcançar e até superar as metas propostas pelo Compromisso Nacional, destacou.
A mesa avaliativa, responsável pela seleção dos 15 projetos apresentados — seis de Alfabetização e nove de Recomposição de Aprendizagem —, foi composta pela diretora do Núcleo de Assistência ao Educando (NAE), Ariana Ribeiro; pela diretora do Espaço de Apoio Pedagógico (EAP), Joelma Marins; pela coordenadora do EAP, Sandra Fontes; e pelas professoras do EAP Rosa Helena Barreto e Cláudia Márcia Barcelos.
Também estiveram presentes a subsecretária de Educação Emanuelle Pessanha, o vereador Ailson Barreto, a coordenadora de Gestão Pedagógica Verônica Carvalho e a coordenadora adjunta de Gestão Pedagógica Jéssica Bernardo. O evento contou ainda com apresentações culturais das turmas 902 e 904 do CIEP, que encenaram a diversidade cultural do Brasil, além das apresentações dos professores Enon e Ana Paula, do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (CAEEQ).
Resultados
Categoria Alfabetização
1º lugar: O Fenômeno Colorido: a Magia do Arco-Íris, professor Marcelo Negreiros (E.M. Nelita Barcelos dos Santos).
2º lugar: Saberes da Terra, Voz do Quilombo, professora Maria Cecília Barreto (E.M. Felizarda Maria Conceição de Azevedo).
3º lugar: Sala de Leitura Itinerante, professora Lucimara Barbosa (E.M. Délfica de Carvalho Wagner).
Categoria Recomposição de Aprendizagem
1º lugar: Do Conto ao Reconto: a Fluência com Encanto, professor Geovani Rodrigues Rosa (E.M. Ignácio Hugo de Souza).
2º lugar: Pequenos, mas Poderosos: o Mundo Invisível dos Microrganismos, professora Jaqueline Santos Carvalho (E.M. Nelita Barcelos dos Santos).
3º lugar: Sorriso Negro: Letras e Sons que Contam e Cantam a Nossa Identidade Quilombola, professora Sandra de Cássia Manhães (E.M. Felizarda Maria Conceição de Azevedo).