O Pix, sistema de pagamentos instantâneos que revolucionou as transações no Brasil, vive um momento de dualidade. Enquanto enfrenta investigações nos Estados Unidos a pedido de Donald Trump, sob alegações de práticas desleais, o sistema recebe reconhecimento internacional por sua inovação e impacto.Na sexta-feira, 12 de julho de 2025, o Pix foi laureado na etapa brasileira do World Summit Award (WSA) 2025, uma premiação global que busca identificar e promover os conteúdos digitais…
O Pix, sistema de pagamentos instantâneos que revolucionou as transações no Brasil, vive um momento de dualidade. Enquanto enfrenta investigações nos Estados Unidos a pedido de Donald Trump, sob alegações de práticas desleais, o sistema recebe reconhecimento internacional por sua inovação e impacto.
Na sexta-feira, 12 de julho de 2025, o Pix foi laureado na etapa brasileira do World Summit Award (WSA) 2025, uma premiação global que busca identificar e promover os conteúdos digitais mais inovadores do mundo. O sistema não só venceu na categoria “Negócios e Comércio”, mas também foi o grande vencedor geral da premiação.
A premiação do Pix é um reconhecimento do seu impacto transformador na sociedade brasileira. A facilidade e a inclusão proporcionadas pelo sistema têm democratizado o acesso aos serviços financeiros, alcançando uma parcela significativa da população que antes estava à margem do sistema bancário tradicional.
Inclusão e Transformação Social
Durante a cerimônia de premiação, a representante do Banco Central destacou o caráter inclusivo do Pix:
“O Pix é o meio de pagamento mais inclusivo do Brasil, tirando o papel moeda. Hoje falamos de 90% de adultos conectados ao sistema, mais de 80% de Pessoas Jurídicas. Esse grau de inclusão só aumenta nossa responsabilidade enquanto gestor público de algo tão transformador para a sociedade” – afirmou a representante do Banco Central ao receber a premiação.
Os vencedores da etapa nacional representarão o Brasil no WSA Global, que será realizado em Viena, em 2026. O WSA, criado em 2003 durante a Cúpula das Nações Unidas sobre a Sociedade da Informação, é coordenado pelo Centro Internacional de Novas Mídias (ICNM), de Salzburg, Áustria.
