A Defesa Civil de Rio das Ostras entrou em alerta máximo para risco de incêndios florestais, nesta segunda-feira, dia 4. Equipes da Defesa Civil e Guarda Ambiental deram início ao monitoramento das principais áreas de preservação ambiental do Município.Segundo o coordenador da Defesa Civil, Edmilson Silva Martins, algumas práticas ampliam os riscos de queimadas, como o descarte e queima irregular de lixo, principalmente próximo a áreas de vegetação, e atear fogo em terrenos, com…
A Defesa Civil de Rio das Ostras entrou em alerta máximo para risco de incêndios florestais, nesta segunda-feira, dia 4. Equipes da Defesa Civil e Guarda Ambiental deram início ao monitoramento das principais áreas de preservação ambiental do Município.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Edmilson Silva Martins, algumas práticas ampliam os riscos de queimadas, como o descarte e queima irregular de lixo, principalmente próximo a áreas de vegetação, e atear fogo em terrenos, com objetivo de limpar a área.
Com o tempo seco, ventos fortes e baixa umidade, o risco de incêndios em áreas de vegetação está muito alto. Estamos em estado de atenção total. É fundamental evitar qualquer ação que possa provocar fogo em vegetação seca. Um descuido pode virar tragédia, explicou.
Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), o risco de incêndios florestais é considerado muito alto, em toda a Baixada Litorânea, o que inclui Rio das Ostras.
Em caso de incêndio, as pessoas podem ligar para o Corpo de Bombeiros no número 193, para a Defesa Civil, no 199, e para a Guarda Ambiental, no 153.