Nesta quinta-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde de Quissamã realizou um mutirão de avaliação nutricional no Centro de Especialidades, registrando 64 atendimentos. A ação marcou a porta de entrada para o novo Ambulatório de Tratamento da Obesidade, que começará a funcionar em agosto, reforçando o compromisso da Prefeitura com a saúde e o bem-estar da população.O mutirão, que ocorreu durante todo o dia, teve como foco identificar e encaminhar usuários com Índice de Massa
Nesta quinta-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde de Quissamã realizou um mutirão de avaliação nutricional no Centro de Especialidades, registrando 64 atendimentos. A ação marcou a porta de entrada para o novo Ambulatório de Tratamento da Obesidade, que começará a funcionar em agosto, reforçando o compromisso da Prefeitura com a saúde e o bem-estar da população.
O mutirão, que ocorreu durante todo o dia, teve como foco identificar e encaminhar usuários com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 35, além de pacientes que já realizaram ou estão na fila para cirurgia bariátrica. A iniciativa representa um passo importante na promoção da saúde e no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis.
Os pacientes avaliados hoje já saíram encaminhados e com data marcada para o primeiro atendimento no novo ambulatório. A procura neste primeiro dia superou nossas expectativas, tanto que já foram abertas três datas de atendimento dentro do programa, destacou Alba Abreu, coordenadora de Vigilância Alimentar e Nutricional e Aleitamento.
A nutricionista Rebeca Rocha complementou: Observamos uma grande adesão da população, o que demonstra a necessidade de um serviço como este. Estamos muito otimistas com o impacto positivo que esse trabalho trará na vida dessas pessoas, oferecendo um cuidado integral e humanizado.
O novo ambulatório, uma conquista coletiva destacada pela vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Sabrine Pereira, contará com uma equipe multidisciplinar composta por nutricionistas especializadas em obesidade, psicólogos, educador físico e endocrinologistas. A triagem e o encaminhamento para o ambulatório serão feitos por profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e outros especialistas. O serviço também atenderá pacientes pós-cirurgia bariátrica, em fila para o procedimento, além de escolares do Programa Saúde na Escola (PSE).